O PRAZER DE LER

O PRAZER DE LER

sábado, 2 de janeiro de 2010

Escola Profª. Mª Eugênia Lopes Gomes: "Abraçando o parque dos eucaliptos - A arte de descrever".















Projetos desenvolvidos no GESTAR II nas escolas estaduais do Cabo de Santo Agostinho

Escola José Rodrigues de Carvalho: "Transposição de Gêneros Textuais: Uma estratégia didática para o aprofundamento das características e da funcionalidade dos diferentes textos apresentados em sala de aula".
Escola Senador F. Pessoa de Queiroz: "Do conto à compra - os textos publicitários".
Escola Desembargador Antônio da Silva Guimarães: "BRASÁFRICA: vozes afro-brasileiras".
Escola Emídio Cavalcanti de Albuquerque: " Tracunhaém: Arte e Cultura além do lugar".
Escola Profª. Mª Eugênia Lopes Gomes: "Abraçando o parque dos eucaliptos - A arte de descrever".

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

NOSSO NOVO ANO

Desejo a vcs que neste novo ano possamos ouvir as palavras que sempre quisemos ouvir e que possamos pronunciar aquelas que agradariam aos ouvidos dos que amamos...
Desejo a vcs que neste novo ano possamos nos dar as mãos, ajudando aqueles que caíram e fortalecer a corrente dos que lutam para alcançar um objetivo...
Desejo a vcs que neste novo ano possamos brindar com os amigos queridos, lembrar dos velhos amigos e aconchegar os novos...
Desejo a vcs que neste novo ano possamos todos entoar o hino da liberdade e do amor, todos numa só voz...
Desejo a vcs que neste novo ano possamos amar aqueles a quem estamos conhecendo, demonstrar àqueles a quem já amamos e perdoar àqueles que nos magoaram...
Enfim, desejo a vcs que neste novo ano vocês possam simplesmente viver, sem medo de ser feliz.
Niedja Nunes




O Que É, O Que É?
Composição: Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Depoimentos dos professores da Escola José Rodrigues de Carvalho





“ O curso do gestar foi um momento muito prazeroso em minha vida, onde tive a oportunidade de enriquecer meus conhecimentos e principalmente minha prática pedagógica.”
Wanessa Mafra


“ O Gestar II não foi mais um curso de atualização, foi sim, um momento diferente na minha formação, pois me possibilitou utilizar novas estratégias didáticas a partir dos estudos feitos, que tornaram minha prtatica pedagógica mais eficiente no que se refere ao trabalho com gêneros textuais.”
Maria Madalena da Silva


“ O Gestar II foi fundamental para aprofundar meus conhecimentos sobre os gêneros textuais, com a transposição de gêneros, além do aprendizado adquirido com outros colegas de profissão.”
Marlene Francisca


“ O curso Gestar II foi muito importante para minha formação, enriquecendo e aprimorando a minha prática pedagógica durante todos os momentos em que participei. Agradeço à formadora Niedja por todos os ensinamentos a nós transmitidos.”
Mônica França


“ O Gestar II foi mais uma aprendizagem para o desenvolvimento de um trabalho difícil, mas gratificante, que é o de desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer, ler e produzir textos maravilhosos. Amei o Gestar II.”
Jacira


“ O curso Gestar II acrescentou na minha rotina profissional um alto percentual, na melhoria da elaboração das aulas e falando também do material, que é muito bom. Particularmente, o curso foi muito gratificante, como pessoa e profissional.”
Macicleide Silva

PROJETO TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS

HOJE ACONTECEU A SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES DO PROJETO "TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS", PROMOVIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RODRIGUES DE CARVALHO, EM DECORRÊNCIA DO PROGRAMA GESTAR II.
UM TRABALHO BRILHANTE, À ALTURA DA DEDICAÇÃO DESSAS PROFESSORAS, QUE SÃO UM EXEMPLO PARA A EDUCAÇÃO.



































quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O GESTAR PARA MIM É...

A experiência com o Gestar foi muito gratificante para mim. Hoje, eu posso afirmar: EU POSSO!EU FAÇO!
Foi um desafio. Mas, vencemos as barreiras.
Fica agora o sentimento de dever cumprido. Mas, fica muito mais...
A saudade de nossos encontros, as amizades construídas, as trocas de conhecimento, os estudos realizados, a saudade...
Vou sentir saudade...
Saudades dos meus cursistas MARAVILHOSOS do Cabo de Santo Agostinho.
Pessoas extraordinárias, comprometidas com a construção de uma escola justa e igualitária, amorosa e cidadã.
Agradeço enormemente aos gestores que, graças a compreensão e apoio, viabilizaram nosso trabalho. Também à GRE Metro Sul e ao Governo do Estado, por acreditarem e fazerem valer este momento.
À Ceiça Borba, sempre fortaleza nos momentos defíceis, nos telefonemas de madrugada e nos e-mails desesperados.
Agradeço a Jeová, meu Deus,por me dar forças nessa caminhada.
Os problemas? Já passaram. Agora é só comemorar!